Incluir peixes regularmente na alimentação trás benefícios como melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir a inflamação.
Além disso, consumir peixes ajuda na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, favorecendo dietas de emagrecimento.
Para obter esse benefícios, deve-se consumir peixes pelo menos 3 vezes por semana, sendo importante lembrar que não faz mal comer peixes todos os dias.
Veja a seguir os 5 principais benefícios dos peixes:
1. Fornecer proteínas para o corpo
Os peixes são grandes fontes de proteínas e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
Os peixes são fontes de gorduras boas, especialmente os provenientes de água salgada, como atum, sardinha e salmão, pois são ricos em ômega-3, nutriente presente nas águas profundas do mar.
3. Melhorar a memória e prevenir Alzheimer
Consumir peixe regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.
4. Aliviar os sintomas de artrite
Peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum e cavala, ajudam a aliviar os sintomas da artrite por terem propriedades anti-inflamatórias.
5. Fornecer vitamina D
Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos.